Página de entradaA Literacia da Informação      PDF do texto integral Versão impressa do tema a literacia da informação
                                                                                                                           
                       Relatório Relatório


                           Alfabetização
 

Apresentação
Ler
Literacia Informação
Bibliotecas
Serviço Referência
Pesquisa
Comentários
Mapa Sítio

 

Para cima Porque não Lemos Alfabetização Iliteracia

Alfabetizar significava aquilo que ainda hoje significa, ou seja, ensinar o alfabeto. Alfabetizar é ensinar a ler e a escrever, ensinar a reconhecer os símbolos gráficos da linguagem verbal.

Ser alfabetizado significa reconhecer e compreender esses símbolos e ser capaz de com eles produzir mensagens compreensíveis para outros alfabetizados, melhorando desse modo a comunicação entre os sujeitos e incrementando, consequentemente, o seu nível e qualidade de vida.

Porém, essa alfabetização cedo se revelou, de algum modo, uma falácia no que respeita às intenções supracitadas. Ensinou-se a ler e a escrever mas de uma forma de tal modo elementar e instrumental que essa nova competência das populações se tornou, não raramente, num veículo de dominação política ou comercial e consumista.

Não havendo uma alfabetização universal e neutral, o contraste entre os diferentes tipos e níveis de alfabetização converte-se numa diferenciação/oposição social entre os que detêm e controlam certo domínio do saber e os que dele carecem.

O conceito de alfabetização é, muitas vezes, confundido com o de literacia. Esta confusão advém do facto de ambos os conceitos repousarem na linguagem escrita. A alfabetização é designada como um conceito relativo a aprender a descodificar a linguagem escrita. Assim, distingue-se um alfabetizado como alguém que aprendeu e sabe ler e escrever e um analfabeto como aquele que não sabe ler nem escrever.

Alfabetização refere um conhecimento obtido, estável, enquanto literacia designa um conhecimento processual em aberto.

O termo alfabetização, a que se foi acrescentado o termo funcional, tentava medir a capacidade de utilização em contextos formais e informais as aprendizagens obtidas na escola. O termo literacia vem do termo alfabetização funcional, actualmente utilizado em Portugal.

 

 Topo

Comentários e sugestões para: carinaeseig@sapo.pt

Copyright © Carina Silva
Última actualização: domingo, 24 Junho 2007
Optimizado para Internet Explorer 6 e resolução 1024x768

 

Símbolo de acessibilidade na Web         Level Double-A Conformance to Web Content Accessibility Guidelines 1.0